Crie Expectativas… Mas saiba lidar com elas.

Olá Geração,

Diariamente esbarro com uma série de memes pelas Redes Sociais que tem como intuito brincar com o fato de nós, Seres Humano, criarmos expectativas.

No geral, o recado é claro, não crie expectativas, crie qualquer outra coisa, pois expectativa não faz bem a ninguém, essa qualquer outra coisa pode ser útil em algum momento da vida.

Temos que concordar que os memes são realmente divertidos e criativos, mas querendo você ou não, são só brincadeiras, pois basta ser Humano e viver em sociedade para estar imerso a esse sentimento, mesmo que não o queira criar.

Ter expectativas, me atrevo a dizer, é basicamente o pleonasmo de estar vivo.

Lidamos com ela, mesmo antes de nascer, com todos os sonhos que nossos pais depositaram em nós ainda enquanto feto e essa ânsia de realização se expande por toda nossa existência.

Todo tipo de relação social que estabelecermos durante a vida terá uma carga de expectativa sua e do outro que está envolvido nessa experiência de troca e essa carga pode ser tanto positiva quanto negativa.

Agora, o tipo de expectativa mais relevante  e intrínseca é a que temos a cerca de nós mesmos, as nossas próprias esperanças pessoais.

E está aí a dificuldade de não criamos esse desejo de espera, pois esse sentimento está entrelaçado ao combustível que nos mantém vivos e que faz nos sentirmos vivos, a ânsia de realização de nossos sonhos.

Os sonhos não são palpável, os sonhos são instrumentos de idealização de onde desejamos chegar e esse fato por si só, cria a temida expectativa.

E aí eu te pergunto, porque esse sentimento é tão temido?

Pois se por qualquer percalço da vida o que idealizou não virar realidade, esse desejo se transformará em frustração e nós Humanos, temos uma dificuldade enorme em lidar com derrotas pessoais.

A frustração é a plena sensação de que falhamos e que todo movimento e energia depositada em certa atitude não deu certo, pois não saiu como esperávamos.

Mas pense comigo, o que é a vida além de erros e acertos?

Iremos sim ao caminhar de nossa trajetória depositar expectativas em situações que não sairão como o desejado e essa atitude vez ao outra causará dor, mas também servirá de alicerce, aprendizado e experiência para depositarmos nossas esperanças a situações que nos levarão a plenitude.

Por isso que te digo:

Expectativa
Imagem: Canva / Geração Touch

Se tiver consciência de quais são seus sonhos e objetivos será mais fácil saber qual caminho tomar e onde será mais seguro depositar seus anseios e energia.

Fale, se verbalizar seus sonhos, será bem mais eficiente em adequar seus desejos pessoais a de pessoas que estão ao seu redor e que são importantes para você.

Esteja preparado para imprevistos, eles fazem parte da vida. Se adaptar a circunstancias inesperadas desenvolve a inteligência emocional, fazendo com que o processo de aprendizagem seja mais eficiente.

Assuma responsabilidades. Faz parte do amadurecimento errar, se encararmos os erros como conhecimento e degraus para os acertos, as expectativas ficaram mais leves e a linha de chegada mais próxima.

A expectativa pode ser o vilão ou o mocinho, depende de como você escolhe olhar para ela.

Escolha ver a vida de maneira positiva.

Até Terça que vem,

Ju Pass

Foto de Capa: Creative Commons

ju p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s