O Copo está meio vazio?

Olá Geração,

Não é raro esbarrarmos com pessoas que tem tudo para ver a vida de forma positiva, mas insiste em enxergar o copo meio vazio.

Deixando bem claro que não estou me referindo aqui dê pacientes com algum tipo de patologia ou transtorno, como por exemplo, distimia ou depressão, mas sim de comportamentos negativos repetitivos que podem levar a tais questões.

Mais do que isso, do que trato neste texto são sobre pessoas completamente sadias física e psicologicamente e que mesmo assim olham a vida com olhos pessimistas.

O céu está azul, passarinhos cantando, uma cesta de piquenique com frutas da estação, mas por algum motivo a brisa que bate nas bochechas é mais gelada do que deveria.

Algumas pessoas tendem a ver o copo meio vazio por necessidade de atenção, carência de afeto, aprenderam que quando com problemas ou tristes são paparicadas.

Outras, erroneamente, acreditam que se não tiverem do que reclamar, não estão sendo produtivas. O velho discurso de não tenho tempo para nada, tudo está tão corrido ou você não imagina como foi difícil matar 4 leões essa semana. Esse tipo de frase pronta, propagada aos demais, dá uma certa sensação de importância e uma necessidade em demonstrar que tenho e resolvo problemas.

Você se enquadra nessas características e a vida está boa para você dessa forma? Ok. Mas, pense comigo, esse tipo de comportamento é uma espécie de pegadinha mental.

Pois olhar o copo meio vazio gasta mais energia e tempo do que ver o copo cheio, fazendo com que seu foco esteja sempre em alerta as adversidades da vida, dessa forma, com o olhar pessimista não terá tempo para ver o que acontece ao seu redor  de melhor, virando um ciclo sem fim.

O que diferencia um pessimista de um otimista?

A coragem de saber que pode dar certo, o autoconhecimento de concluir que você é capaz, o jogo de cintura em lidar com as diversidades, a segurança de saber que o que está buscando tem valor e o foco em ver todos os detalhes que saíram de maneira positiva nessa busca.

A partir de hoje ajuste sua lupa e veja o copo meio cheio e lute diariamente, até que ele quase transborde.

Até Terça que vem,

Ju Pass

Imagem de Capa: Creative Commons

ju p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s