Mochila ou Mala de Rodinha?

Olá Geração,

Uma dúvida clássica entre os viajantes é: “compro uma mochila ou uma mala de rodinhas?”

Por incrível que pareça a resposta é muito simples: depende do seu estilo de viagem e perfil. Se você é uma pessoa que gosta ou precisa levar varias opções de roupas e acessórios, se viaja para locais com boa infraestrutura, precisa de espaço para trazer compras do exterior ou não gosta de carregar peso priorizando o total conforto sua melhor opção é uma mala de rodinhas. Ela vai atender bem as suas necessidades, porém é bom se atentar que o preço dessa comodidade é que dependendo do tamanho da sua mala, você terá que despacha-la em suas viagens.

Agora se você é uma pessoa que preza pela praticidade, costuma viajar a locais mais exóticos onde a infraestrutura nem sempre é muito boa, detesta despachar malas (eu te entendo, juro que te entendo) BEM VINDO AO CLUBE DOS MOCHILAS!

Comprei minha primeira mochila em 2011 e além de sua utilidade literal, transportar meus pertences da melhor forma, ela me trouxe ensinamentos valiosos: desapego, flexibilidade e responsabilidade. O desapego vem já na preparação, você passa a enxergar que não precisa de tantas coisas assim para viajar e começa levar somente o necessário, trazendo isso pra sua vida pessoal e profissional. A flexibilidade vem no sobreviver com esse pouco e sempre que tiver um perrengue usar da criatividade para resolver (é sempre bom saber onde tem uma lavanderia e uma farmácia próxima), por fim a responsabilidade de carregar e conservar suas coisas, prezar pela segurança dos seus pertences e pela “saúde” da sua mala. Ela realmente passa a ser parte essencial da viagem: sua companheira de aventura!

Como escolher?

12144926_877170389019821_8361086368986508696_nFoto: Michelle Graça 

Essa foi minha primeira mochila: Quechua Forclaz 40 litros

Ao comprar sua mochila é bom saber que produtos de qualidade custam um pouco mais caro, mas valem cada centavo. Os detalhes fazem a diferença na escolha entre um modelo ou outro e tenha em mente que é um produto de durabilidade que vai te acompanhar em muitas aventuras.

Minha primeira companheira foi a Quechua Forclaz 40 litros e durou seis longos anos. O custo benefício dela foi excelente e eu troquei apenas por questão de espaço: as viagens ficaram mais longas e os 40 litros não me atendiam mais 😦

O que observar ao comprar

  • Tamanho: Tenho 1,65 metros e por mais que eu deseje uma mochila de 70 litros ela não condiz com minha estrutura corporal. É importante você experimentar e se sentir confortável com as alças e o tamanho da mochila e sentir o caimento dela no seu corpo. Procure por  modelos onde você consegue regular a altura, são excelentes opções para se investir.
  • Capacidade: Pense nas suas viagens e no volume de coisas que você costuma levar. Como eu já tive uma mochila de 40 litros e troquei justamente por conta da capacidade, aconselho você optar por tamanhos entre as de 50 e 70 litros levando em conta sua altura e estrutura física.
  •  Material: É muito importante pesquisar os melhores materiais do mercado e optar por eles. Se o investimento for muito alto para sua compra, procure observar se é uma mochila resistente, com bom acabamento e materiais de qualidade. Atente-se ao conforto das alças e se ela possui apoios no peito e na cintura que ajudam a balancear o peso ao carregar. Na dúvida peça ajuda e esclarecimentos aos vendedores.
  • Divisões: Observar a estrutura da mala também é importante. Confira os bolsos internos e externos, compartimentos secretos e até mesmo lugares para acoplar outros adereços, pense que na mala sempre volta as roupas sujas, o sapato usado, os itens de higiene pessoal, então quanto mais divisões melhor.

como-ajustar-uma-mochila-cargueira-fitas-de-ajuste-corporalFoto:  Uma Sul Americana

  • Leia as resenhas sobre as marcas:  Na internet existem diversos fóruns sobre o assunto que descrevem as vantagens e desvantagens das diversas marcas. Na minha opinião as marcas Quechua (custo X beneficio), DeuterCurtlo e North Face (qualidade) merecem sua atenção na hora de comprar.
  • Segurança: Tenho observado uma tendência entre os fabricantes de mochila que não me agrada muito no quesito segurança: o seu fechamento. Antigamente as mochilas fechavam totalmente com zíper, o que possibilitava a colocação de cadeados para travar a abertura, evitando intrusos. Hoje percebo que a maioria utiliza uma cordinha para fechar como na foto abaixo. Isso me preocupa, pois a mala fica totalmente vulnerável por conta do fácil acesso.

axios13Foto: Divulgação / Trekkingrs

Quando você for realizar sua compra, escolha modelos que fechem totalmente com zíper, acredito que esses tragam mais segurança a sua bagagem.

***A minha escolha***

3885fz1

Foto: Divulgação / Deuter

Deuter Transit 50 litros + Mochila 12 litros

Descrição do produto:

  • Material: Deuter-Super-Polytex
  • Bolsos: 1 frontal
  • Compartimentos: 1 principal + mochila de ataque
  • Dimensões (cm): 63 x 33 x 26
  • Peso: 2200 g
  • Capacidade: 50L + 12L

Quando resolvi trocar minha mochila pesquisei bastante os tópicos que coloquei aqui para orientar vocês, minha escolha foi a marca Deuter  modelo Transit 50 litros + Mochila 12 litros (uma mochilinha menor que acopla na maior, ajudando nos passeios). Além de ter uma capacidade maior que a minha, a mochila é feita com materiais de alta tecnologia e tem garantia vitalícia, fator decisivo na minha escolha. Depois de muito pesquisar, experimentar, pensar e me orientar com vendedores de lojas especializadas em artigos para viagem e aventura, comprei com a certeza de ter feito um excelente negócio.

Adquiri minha mochila no Mercado Livre  e paguei R$787 em 10 vezes, o que super compensa pela qualidade do produto.

E você gosta mais de mochila ou mala de rodinha? Se faz parte do clube das mochilas, conta pra gente um pouco sobre sua escolha e vamos ajudar os indecisos 😉

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Foto Capa: Creative Commons

Bio Michelle Graça

2 comentários em “Mochila ou Mala de Rodinha?”

  1. Oiii Mi! Minha primeira mochila também foi uma Quechua, mas optei pela Arpenaz e devido a minha imensa altura, optei pela de 40 litros pra não ficar parecendo uma tartaruga que fugiu da família hahahaha
    Tive que adequar bem minha bagagem, principalmente no meu mochilão de 12 dias, mas deu tudo certo e amo minha mochila 🙂
    Mas também já tive que optar pela mala de rodinha (sempre pego emprestada, porque não tenho), porém, como em toda viagem dou um jeito de colocar uma trilha ou algo “fora do cabo”, sempre tenho aquelas mochilas de ataque, dá uma ajuda se precisa levar algo pra uma caminhada 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s