Falando sobre Leitura na Infância

Olá meu povo, como estamos? Essa semana estamos prestes a comemorar uma das datas mais gostosas do ano… o dia das crianças… E quando pensamos em crianças, as pessoas costumam se lembrar das brincadeiras, de como era a vida na escola, de brincadeiras… mas você se lembra dos livros que sua família lia para você? Dos livros ilustrados, com figurinhas lindas para colorir?

Autor do mês-

 

Eu não tenho visto isso com muita frequência nas lembranças do povo… e estou aqui hoje para falar sobre a importância da leitura nessa fase da vida onde tudo é sinônimo de aprendizado e é muito importante.

Bom, de acordo com vários guias infantis, a leitura na infância traz muitas vantagens, entre elas:

  1. Estímulo de criatividade;
  2. Desenvolvimento de habilidades linguísticas;
  3. Exercício do cérebro;
  4. Conhecimento do mundo e dos demais ao seu redor;
  5. Fortalecimento de concentração;
  6. Estimulo à curiosidade.

Se só esses benefícios já te fizeram ficar de queixo caído em um adulto, imagina quando uma criança é estimulada? Uma criança cercada por livros acaba encontrando as melhores companhias em forma de personagens de livros, em forma de desenhos que lhe trarão curiosidade e criatividade.

tumblr_n4yih3ggey1tymyz0o1_500

Mas isso não vem fácil. É preciso que os adultos ajudem nesse estímulo das crianças. E para isso, a Dra. Ana Luiza Amaral sugeriu algumas dicas para ajudar aos pais nessa tarefa fundamental:

1.    É fundamental possibilitar à criança entrar em contato com os livros desde cedo. A criança pequena precisa brincar, manusear, tocar o livro. Hoje, as editoras oferecem uma infinidade de livros diferenciados com material apropriado para essa idade, como livros de plástico, com texturas diferentes, maleáveis e coloridos. É importante que os pais levem as crianças a bibliotecas, feiras de livros, bancas de jornais, espaços onde a criança possa ter contato com os livros.
2.    Perceber o interesse dos adultos em relação à leitura favorece o interesse da criança. Se os pais gostam de ler e têm esse hábito, o comportamento influencia a criança e contribui para que ela também desenvolva o gosto pela leitura.
3.    É essencial ler para as crianças. O interesse pela leitura começa nesse vínculo, nessa troca. A criança entra no universo das histórias, se envolve, se encanta e começa a desenvolver o desejo de se apropriar da leitura, de se tornar um leitor.
4.    Além de ler, é muito importante conversar com a criança sobre a história. Perguntar sobre o que ela entendeu, sobre qual personagem gostaria de ser, se ela daria um final diferente. Ler é muito mais do que decodificar, dar um som para letras, ler é construir sentido, é encontrar significado. Ao conversar sobre o que leu, a criança pensa, reflete, e desenvolve a sua capacidade de compreensão.
5.    Os livros devem ser organizados em um local de fácil acesso para as crianças, como em baús ou estantes baixas, que possibilitem a sua busca, quando elas quiserem. Os livros devem ficar como “doces”, disponíveis para serem saboreados a qualquer momento.

E depois que a criança aprende a ler:

  1. Mesmo depois de a criança aprender a ler, os pais devem continuar lendo para ela, pois a troca afetiva que se estabelece no contato com os livros favorece o envolvimento com a leitura.
  2. É interessante estimular a criança a inventar histórias e criar os próprios livros.
  3. Incentivar a troca de livros entre amiguinhos, primos, vizinhos da criança para favorecer o contato com uma diversidade maior de títulos.
  4. Familiarizar a criança com diferentes gêneros literários.
  5. Dosar o tempo de leitura para não sobrecarregar a criança e deixar sempre um gostinho de quero mais.

E… caso vocês queiram ajudar nessa fase tão gostosa da vida que é a infância, tem vários títulos no mercado, de várias histórias emocionantes e fofinhas, que vão conquistar até aos adultos.

Inclusive, o Itaú tem uma campanha chamada Leiturinha, que incentiva a leitura infantil.  Se tiver algum outro projeto, me falem, bora conversar! 😉

Bjks e até semana que vem!

Hanna Carolina.

4a3f75b35b3c3e94a51078bdd56c0357

Fotos de capa e texto: Creative Commons

3 comentários em “Falando sobre Leitura na Infância”

  1. Eu li bastante quando criança, e hoje gosto de incentivar meus sobrinhos a lerem também. Descobri recentemente uma editora que tem foco na cultura negra e comprei um livro infantil muito fofo para meu sobrinho mais novo. Espero que eles amem os livros como eu.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s