As piores adaptações literárias…

Olá meu povo, como estamos? Hoje no Club Leitura iremos ver um assunto um tanto polêmico, pois entra aí uma questão de gostos (cada um tem o seu, rsrs). Bom, hoje iremos conversar sobre algumas das piores adaptações literárias que já vi. 
As piores adaptações literárias

Sim, concordo que nem sempre um filme agrada a todos e é uma grande responsabilidade fazer um filme baseado num livro, principalmente quando ele é super famoso e criam-se expectativas e mais expectativas sobre o elenco ou como ficarão as cenas até então apenas imaginadas pelo autor do livro. Imagina então a pessoa que vos escreve nesta coluna, que é mestre em sair da sala do cinema, pois um filme que todos aplaudem e ela está reclamando que a cena não estava assim no livro e é um absurdo. =p

Bom, reuni aqui algumas das piores adaptações que já vi na vida… Pois é, por mais que o diretor tente, nem sempre ele acerta nas escolhas e o livro acaba sendo nossa melhor opção da história, por mais famoso que seja o elenco… E lá vamos nós…

1. Rainha dos Condenados

A rainha dos condenados
Quem conhece a história das Crônicas Vampirescas sabe que esse livro é uma continuação do segundo livro da série, a qual termina com o despertar de Akasha, a rainha dos condenados (não é spoiler já que vocês viram o começo do filme). Mas tem alguns acontecimentos bem importantes que linkam os dois livros e foram os causadores desse despertar, mas nenhum deles foi lembrado o filme inteiro! Para começar, reclamaram bastante da escolha de Tom Cruise como Lestat em ‘Entrevista com o Vampiro’, pois ele não se parecia com o personagem descrito no livro… o ator que fez o Lestat em ‘Rainha dos Condenados’ parecia menos ainda… Não tinha nem mesmo a personalidade do chamado “James Bond dos vampiros” tanto amada pelos fãs. Além disso, esqueceram completamente de vampiros que são mega importantes na história da rainha e na versão comentada pelo diretor, ele mesmo diz que cortou todos os detalhes importante porque queria deixar as cenas mais rápidas… e conseguiu… um livro de 580 páginas virou um filme de menos de duas horas, com cenas completamente desconexas e a história perdeu todo o sentido, principalmente para quem leu o livro (como eu, que amo exatamente essa parte da série).


2. Bússola de Ouro

A bússola de ouro
Esse foi um filme que pelo título fiquei bem curiosa em assistir. Ainda mais sabendo que é baseado em um dos livros da trilogia aclamada de Phillip Pullman. Imagina a decepção ao ver um filme estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig, mas sem sentido algum. As cenas não têm ligação praticamente e ficou difícil entender muita coisa dele. Sempre me perguntei se seria filmada a continuação, mas pelo tempo, acho que desistiram da ideia. Além disso, nem o próprio autor curtiu muito a adaptação e ela foi considerada um verdadeiro fracasso.


3. Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Percy Jackson e o ladrão de raios

Essa história eu primeiro vi o filme… mas tive que ler o livro em seguida, só para saber se a história era mesmo ruim ou se foi apenas uma péssima adaptação… Para minha sorte o livro é ótimo, um dos melhores que já li na categoria, aliás a série toda dos Olimpianos é ótima… mas o filme… nem perca seu tempo assistindo, pois foi outro caso em que o autor odiou a adaptação. Se o autor odiou, imagina os leitores?! Apesar do nome chamativo, muita coisa ficou faltando, os efeitos deixaram muito a desejar e o elenco não foi muito sortudo… As cenas ficaram meio forçadas e isso tudo deu numa combinação horrorosa!

4. Fallen

Falen

Apesar de todo o sucesso que foi em ‘Crepúsculo’, ‘Fallen’ seguia a mesma linha e foi lançado na mesma época do estouro, vendeu feito água. Mas o filme demorou tanto para sair que os fãs se cansaram e não fez o sucesso tão esperado. Além disso, ele ficou tão pouco tempo no cinema que só vim saber que existia pouquíssimo tempo atrás…
5. Crepúsculo – Amanhecer parte II

Amanhecer parte II
Nunca foi segredo que nunca curti muito essa franquia, muito menos os livros. Mas devo admitir que a última parte fechou com chave de ouro uma série de filmes ruins (me julguem). Os atores podem ter sido belissimamente escolhidos e tudo mais. Mas o filme ficou completamente diferente do livro, com um final sem graça e, para completar, a atriz me recebe o prêmio de pior atriz do ano… Fica difícil salvar qualquer coisa assim, né?
E esses foram as piores adaptações literárias que já vi. E vocês, tem alguma adaptação que odiou? Me conta aí!

Até a próxima quarta! =)
Fotos: Creative commons

2 comentários em “As piores adaptações literárias…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s