Turismo rual: um dia para sair da rotina

Olá Touchianos, vamos mudar os ares?

O guest post de hoje é resultado de um convite especial feito à Verônica Di Benedetti, autora do blog Arquitetando Sabores, onde disserta sobre a busca por produtos orgânicos, destacando o potencial turístico da área rural de Porto Alegre/RS.

Turismo Rural em Porto Alegre

Por Verônica Di Benedetti – Arquitetando Sabores

20170429_170357Foto: Verônica Di Benedetti

Localizada na zona sul da cidade, a área rural desponta como a segunda maior entre as capitais nacionais. Ali entramos em contato com o pequeno produtor, culturas orgânicas, sítios de lazer e outros atrativos ímpares que fazem da região um local procurado tanto pelos porto-alegrenses como por turistas interessados nas belezas naturais e no cultivo de hortifrutis orgânicos. Como moradora da zona sul, não tinha como ser diferente. Para os meus molhos e antepastos comecei uma pesquisa por estas propriedades rurais a fim de colher produtos frescos com a qualidade que se deseja quando se quer presentear alguém com um presentinho comestível.

A região despertou o interesse turístico de tal forma que em 2005 foi consolidada uma parceria entre os donos das propriedades, a  Prefeitura Municipal de Porto Alegre, EMATER e SEBRAE dando forma ao roteiro turístico  “Caminhos Rurais”Até o momento são 14 propriedades entre sítios, cabanhas, haras e floricultura que abrem suas portas, de forma programada,  para receber os turistas e partilhar de suas rotinas do campo.

É claro que eu não podia deixar de estreitar estes laços. Escolhi como uma primeira experiência o Sitio Santa Clara. Como funciona ? A propriedade, que também é moradia da família, escolhe um dia que é chamado de “porteira aberta”. Neste dia, as pessoas que fizeram agendamento prévio, são recebidas para passar o dia na propriedade.

20170430_142448Foto: Verônica Di Benedetti

Um excelente programa familiar. É servido almoço caseiro feito no fogão de barro e várias atividades são disponibilizadas como passeio à cavalo, tour de trator, pesca no açude, visita aos tanques de criação de peixes ornamentais, dar cenouras aos coelhos, entre outros. Nem preciso dizer que as crianças se divertem muito e consequentemente, seus pais. Os proprietários são de uma generosidade que nos faz se sentir em casa. À sombra das árvores ouvimos suas histórias e todos confraternizam sentados nos pallets distribuídos no gramado.

Agora eles se preparam para comercializar orgânicos. No momento, é possível adquirir as geleias e compotas caseiras, todas da estação. Um deleite!!

No mais sigo conhecendo pessoas maravilhosas que passaram a fazer parte dos meus produtos. Produtos estes que são sempre uma boa opção quando se quer presentear com carinho a quem se quer bem.

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Foto da Capa: Creative Commons

Bio Michelle Graça

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s