Halloween: Por que gostamos de sentir medo? 

Olá Geração,

Hoje é o dia mais macabro do ano, o famoso Halloween ou o abrasileirado Dia das Bruxas, separe a fantasia mais obscura ou se prepare para assistir algum filme de terror bem assustador, afinal hoje é dia de sentir medo!

Você já se perguntou, porque alguém em sã consciência, pagaria ou sairia de casa para ter um sentimento considerado tão ruim?

Euzinha aqui pensando nessa certa ilógica humana, fui pesquisar o porque de nós gostarmos de sentir medo e a resposta é mais do que surpreende, sentir medo é bom!

Aí você me pergunta, como assim Ju?

E eu te respondo, por mais ilógico que pareça, é verdade. Segundo pesquisas feitas pela Jornalista Rita Loiola e publicadas pela Revista Científica Galileu, a sensação do sentimento de medo, ajuda o Ser humano a evoluir, evitar situações reais de perigo e ainda, quando em sessão de Terror Controlado, como um filme ou personagens fantasiados distribuindo sustos por aí, trazem prazer.

E existe uma explicação bem simples e Biológica para gostarmos de sentir medo, quando estamos diante de algo aterrorizante o organismo libera hormônios como Dopamina, Endorfina e Adrenalina para nos preparar para uma possível ação, porém quando nosso cérebro constata que o perigo não é real e sim fantasioso, ele suspende a liberação dos hormônios, sai do estado de alerta, sobrando os sentimentos de prazer e calma.

Dessa maneira nos sentimos bem e relaxados, mas se existe uma explicação cientifica para gostarmos de sentir medo, porque algumas pessoas gostam mais do que as outras?

Ainda segundo a Revista Galileu, para que o individuo goste de ver ou ouvir situações de terror, como filmes, livros e monstros irreais, esse deve ter a total consciência de que aquela experiência é irreal, fruto de fantasia e imaginação, o que os estudiosos chamam de Distanciamento e a maneira que entrará em contato com à irrealidade irá depender de seu convívio social e seus aprendizados durante toda a vida, sendo assim, variando de pessoa para pessoa.

Filmes de Terror chamam nossa atenção pois, fazem com que tenhamos contato a situações que nunca passaremos na vida real, nos dando a possibilidade de fantasiar situações ilógicas, fazendo aflorar nossos sentimentos primitivos, como ocorre com as crianças assistindo contos de fadas.

Imagem: Creative Commons

Incrível não é?

E aí, qual sua programação de Halloween?

Borá levar sustos Geração!!!

Feliz Dia das Bruxas.

Até Terça que vem,

Ju Pass

ju p

Imagem de Capa: Reprodução

 

4 comentários em “Halloween: Por que gostamos de sentir medo? ”

  1. “Filmes de Terror chamam nossa atenção pois, fazem com que tenhamos contato a situações que nunca passaremos na vida real”, é o que eu torço toda vez que assisto um hahahaha
    Eu sou apaixonada por filmes e séries de terror e hoje pensei em fazer uma noite da pipoca e assistir (mais uma vez) O iluminado 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s