Você é o que faz quando ninguém está olhando

Olá Geração,

Aprendemos desde muito cedo nos comportar em sociedade, sabemos o que devemos ou como precisamos agir, aprendemos a seguir regras e cumprir leis, mas e se ninguém pudesse te ver, como você se comportaria?

Quando estamos a frente de outras pessoas, tendemos a agir da maneira mais correta e aceita pelos indivíduos em nossa volta, dentro dos limites, valores e cultura que cada um de nós acreditamos e conhecemos.

O que você faz quando ninguém está te vendo ou o que faria, é o resultado do que existe de realmente verdadeiro dentro de você, daí diference a ética da moral.

Ser ético é respeitar os princípios de uma sociedade, que diferencia o certo do errado, ela tem suas regras e contextos, que dentro de um grupo ou cultura são aplicados a todos os indivíduos da mesma maneira. Já a moral, é o princípio de certo ou errado particular de cada ser humano, é uma questão individual, é ter certas atitudes, não porque somos obrigados e sim pois é o que realmente acreditamos.

Dessa maneira, não necessariamente tem moral quem é ético e nem sempre está sendo ético quem tem moral.

A internet é um grande exemplo desse paradoxo, muitas pessoas usam o anonimato para serem cruéis com outros indivíduos, comportamento esse, que talvez não tivesse se se encontrasse frente a frente com o ser agredido.

img_3535
Imagem: Creative Commons

Por isso eu te pergunto, quem é você quando ninguém está te vendo?

Pense nisso…

Até Terça que vem,

Ju Pass

ju p

Foto de Capa: Creative Commons

Uma consideração sobre “Você é o que faz quando ninguém está olhando”

  1. Bem isso! Sempre fui dessa opinião, muitas vezes vejo gente extremamente “polida” diante da sociedade e quando está só ou até mesmo entre amigos é uma pessoa diferente. Mas a sociedade é FDP também, porque quando você pergunta para alguém o que ela espera das outras pessoas, normalmente é “A verdade” ou “Sinceridade” e quando a pessoa é verdadeira leva fama de grossa, porém, sou da opinião que é melhor uma verdade que magoe do que uma mentira que iluda. Amei seu texto 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s