“Money que é good nóis num have” Como organizar a grana da viagem.

Olá Touchianos

Dinheiro para viajar: o dilema da humanidade!

Para mim, muito mais um questão de prioridades e escolhas do que valores de mesada e salário. Ajustando aqui, não comprando aquela blusinha da moda, deixando de ir em um restaurante caro, ou até mesmo levando marmita umas duas vezes durante a semana ao trabalho já se economiza muito!

A ideia é se privar um pouco de coisas “passageiras” para se tornar um passageiro para um destino dos sonhos 😉

Mas quanto levar?

dinheiro - dollar.jpgFoto: Creative Commons

Depois de saber o valor do aéreo, hospedagem, passeios desejados, custo médio da alimentação e criar uma noção básica dos gastos supérfluos da viagem, é possível traçar um custo total aproximado e saber o valor que se deve levar. É sempre bom ter um cartão internacional com um limite razoável para que em caso de uma emergência, você “sobreviva” alguns dias no local ou até mesmo comprar uma passagem de retorno para casa. Você também pode habilitar seu cartão de débito para utilizar durante a viagem, mas preste bem atenção: para essas modalidades o IOF cobrado é de 6,38%, aumentando assim o custo total da viagem inicialmente estipulada.

Uma outra modalidade que vem sendo bastante utilizada é o cartão pré-pago para viagens. O Melhores Destinos fez uma ótima matéria explicativa sobre a funcionalidade dessa categoria (aqui), vale muito a pena ler!

Salvo exceções bem pontuais, nas viagens internacionais é sempre interessante levar dólar como dinheiro em espécie por conta da força que a moeda tem em vários países, encontrando uma boa taxa de câmbio você poderá “ganhar” uns trocadinhos nas transições entre as moedas.

Três dicas importantes:

1 – Sempre que tiver uma graninha sobrando e a taxa cambial do dólar estiver favoravel é interessante comprar a moeda já fazendo um pezinho de meia para viagem

2 – Nas viagens em grupo, deixem para trocar o dinheiro juntos, assim é possível dividir a taxa que as casas de cambio cobram pela transação.

3- Sempre é mais seguro optar pelos meios oficiais de cambio evitando assim dores de cabeça com notas faltas.

Acredito que seguindo esses passos você conseguirá planejar finanças para viagens e, com o tempo, aperfeiçoar os métodos para o seu perfil!

Até a próxima…

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

bio-michelle

Foto Capa: Creative Commons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s